Micro usina hidrelétrica de redemoinho produz energia para até 60 casas

A empresa belga Turbulent está apostando em usinas hidrelétricas de pequeno porte para gerar energia renovável com baixo impacto para o meio ambiente.

 

Eles desenvolveram uma turbina de redemoinho que pode ser instalada em rios, riachos e canais, aproveitando a água corrente para gerar energia para até sessenta casas. A fonte de energia limpa opera 24 horas por dia e é amigável para os peixes.

 

nspirada na natureza, a turbina da empresa pode fornecer energia descentralizada a baixo custo. A tecnologia é perfeita para áreas rurais e regiões isoladas da rede elétrica, desde que haja um rio nas proximidades.

 

Segundo a empresa, suas turbinas não prejudicam o meio ambiente e podem ser facilmente instaladas em uma semana.

 

 

Como funciona

 

A turbina de redemoinho faz uso de pequenas corredeiras para aproveitar a energia. A empresa escava a terra na lateral do curso d’água e ali constrói uma espécie de bacia de concreto pré-moldado.

 

Um gerador e impulsor ficam no fundo desta bacia. Quando abertas as comportas, a água do rio vai para o reservatório, fazendo a turbina funcionar. A energia é produzida ininterruptamente enquanto a água estiver fluindo.

 

Segundo o site da empresa, a turbina tem vida útil longa e não requer muita manutenção e a bacia de concreto pode resistir por até cem anos.

 

Os peixes podem nadar livremente, tanto na bacia, como na turbina, onde fica apenas um vórtice de água constante, sem nenhum equipamento obstruindo a passagem.

 

O objetivo da empresa belga é tornar a energia hidrelétrica sustentável. Ao contrário das grandes barragens, sua turbina de baixa pressão requer uma diferença de altura de cerca de 1,5 metros para funcionar.

 

Testado em rios em toda a Bélgica, o dispositivo pode ser ampliado para gerar 15, 30 e 100 quilowatts. No ano passado, a empresa celebrou a abertura oficial de sua primeira micro central hidrelétrica em uma zona rural do Chile.

 

Comentário de Ivo Pugnaloni:

 

“A ENERCONS já está desenvolvendo seu primeiro projeto com a CGH em Redemoinho, esta alternativa simples, econômica e revolucionária. Com a atual regulamentação de Geração Distribuída e com os preços astronômicos da energia elétrica, não podemos nos permitir desperdiçar nenhuma oportunidade de geração hidrelétrica que é a única constante e não interrompida entre as renováveis. Industrias e comércio também podem beneficiar-se”

 

Fonte: Ambiente Energia