Cemig destina mais de R$ 10 milhões a projetos de Chamada Pública

A Cemig e o Governo de Minas Gerais assinaram, nesta terça-feira (24/4), um convênio para destinar R$ 10,7 milhões para os projetos selecionados na Chamada Pública de Eficiência Energética 2017.

 

Ao todo, foram aprovados 18 projetos em todo o estado, que serão realizados nos próximos 12 meses. Após a execução dessas iniciativas, os contemplados vão perceber uma economia de até 20% nas contas de energia.

 

A cerimônia de assinatura de contratos com os representantes de empresas e instituições beneficiadas foi realizada na sede da companhia em Belo Horizonte, com a presença do presidente da Cemig, Bernardo Alvarenga, do diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Thiago de Azevedo Camargo, do superintendente de Tecnologia, Inovação e Eficiência Energética, Carlos Renato França Maciel, e dos representantes da empresas e instituições selecionadas.

 

Entre as selecionadas, estão propostas apresentadas por hospitais, universidades, escolas e empresas de várias regiões do Estado (veja lista completa no quadro abaixo).

 

De acordo com Bernardo Alvarenga, os recursos vão permitir a modernização de instalações elétricas, iluminação e equipamentos, e ainda vão trazer diversos benefícios não apenas para os executores dos projetos, mas para todo o sistema elétrico brasileiro.

 

“O principal objetivo da chamada pública é tornar o processo decisório de escolha dos projetos e consumidores beneficiados pelo Programa Energia Inteligente mais transparente e democrático, promovendo maior participação da sociedade e valorizando as boas ideias.

 

Através da chamada pública de projetos os nossos clientes têm oportunidade de modernizar suas instalações ou processos por meio do uso de novas tecnologias”, afirma.

 

A estimativa é que a economia no consumo após a execução dos 18 projetos seja de 7.349 MWh por ano, o que equivale, em média, à energia utilizada por mais de 5,1 mil residências no mesmo período. Em sua maioria, os projetos contemplados preveem a substituição da iluminação e também a instalação de sistema de aquecimento de água.

 

Chamada Pública 2018

 

Ainda neste semestre, a Cemig vai publicar o edital para a Chamada Pública de Eficiência Energética 2018. Poderão participar todos os consumidores, cativos e livres, conectados ao sistema da Cemig Distribuição, que estejam em dia com suas obrigações legais junto à empresa.

 

As concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica devem aplicar, anualmente, o montante de, no mínimo, 0,4% de sua Receita Operacional Líquida (ROL) em ações que tenham o objetivo de combater o desperdício de energia elétrica, o que consiste no Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição (PEE).

 

 

 

Cliente

Cidade

Academia Trainner Fitness Contagem
ASCOMCER – Associação Fem. de Prevenção e Combate ao Câncer Juiz de Fora
Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais Belo Horizonte
Clube Bom Pastor Juiz de Fora
Correios Belo Horizonte
Hospital da Baleia Belo Horizonte
Hospital Risoleta Tolentino Neves Belo Horizonte
Fundação Educacional Montes Claros Montes Claros
Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus Juiz de Fora
Hospital Mário Penna Belo Horizonte
Hospital São Vicente de Paulo de Minas Gerais Juiz de Fora
Hospital Vaz Monteiro de Assistência à Infância e à Maternidade Juiz de Fora
Sociedade Educacional Uberabense (UNIUBE) – Unidade Centro Uberaba
Sociedade Educacional Uberabense (UNIUBE) – Unidade Hospital Uberaba
Teuto Esporte Clube Betim
UFLA – Universidade Federal de Lavras Lavras
UFV – Universidade Federal de Viçosa Viçosa
UFSJ – Universidade Federal de São João Del-Rei São João Del-Rei

24.04.2018    l    Classificação: Público

 

Fonte: Ambiente Energia