Relatório Ambiental da Apple mostra menos gasto com energia e menos emissão de CO2

Comentário de Ivo Pugnaloni - DIretor Presidente do Grupo ENERCONS

 

Enquanto a Apple já gera 66% de sua própria energia de fonte renovável em mais de 20 países do mundo onde tem fábricas, no Brasil a maioria das empresas “ainda tem medo” até de algo tão simples como migrar do ambiente cativo para o mercado livre de energia.
Falta de informação é a causa de boa parte do chamado “Custo Brasil”.
Afinal continua sendo muito mais fácil e “na moda” continuar a culpar os governos, os políticos e até São Pedro do que fazer o “dever de casa”, conhecer mais sobre as oportunidades que estão ao alcance da mão e das decisões de cada empresa no setor energético. 

 

A ENERCONS está no mercado há 18 anos, trabalhando duro para reverter essa situação, investindo em informação e formação de quadros técnicos capazes. Conte conosco para esclarecer suas duvidas.

 

Leia essa excelente matéria e conheça quanto a Apple já avançou e anime sua empresa a avançar também!
Afinal energia elétrica deve ser o seu terceiro ou mesmo segundo maior custo hoje!
Ou não?

 

 

Por conta do Dia da Terra (22 de abril), a Apple divulgou todas as novidades relacionadas ao meio ambiente.

 

Hoje mais cedo, ela anunciou o novo robô Daisy para desmontagem de iPhones e renomeou o seu programa de trade-in para “GiveBack” — além de também informar que fará mais doações para a Conservation International.

 

Mas as notícias não terminaram aí, não. Ela também publicou o seu mais novo Relatório de Responsabilidade Ambiental [PDF], o qual fala do progresso da empresa no ramo cobrindo o ano fiscal de 2017, bem como atualizou a página em seu site dedicada ao assunto. Abaixo, você confere alguns destaques.

 

Recentemente, a Apple informou que todas as suas estruturas (lojas, escritórios, etc.) passaram a operar 100% com energia renovável. No relatório, além de também destacar essa informação, a empresa informou que convenceu 23 dos seus fornecedores a se comprometerem a usar 100% de energia renovável.

 

O mapa abaixo representa investimentos de longo prazo em novos projetos de energia renovável que darão suporte às instalações da Apple, fabricação e redes de limpeza em todo o mundo.

 

 

Os esforços da Apple fizeram a empresa reduzir a sua pegada de carbono (gases de efeito estufa) de 29,5 milhões de toneladas em 2016 para 27,5 milhões de toneladas em 2017.

 

Desse montante, 77% são provenientes da fabricação dos produtos e 17% da utilização deles em si, conforme podemos ver no gráfico abaixo:

 

 

Se compararmos 2017 com 2011, a redução nas emissões foi de 54% em todo o mundo; a partir desde ano, 66% da energia renovável adquirida pela Apple vem dos seus próprios projetos.

 

Outro esforço da empresa que merece ser comentado foi a melhoria na eficiência energética das instalações da Maçã em todo o mundo, incluindo as mais de 500 lojas de varejo.

 

Foram feitos aprimoramentos nos sistemas de iluminação (agora LED), aquecimento, ventilação e ar-condicionado, resultando em uma economia total de eletricidade de 3,7 milhões de quilowatts-hora por ano.

 

A pegada energética global da Apple foi reduzida em 14,7 milhões de quilowatts-hora e 225.000thm no ano fiscal de 2017. Combinada com outras medidas de eficiência implementadas desde 2011, a Apple economizou 70 milhões de quilowatts-hora de eletricidade e 2,4 milhões de gás natural por ano.

 

A empresa também trabalhou diretamente com seus fornecedores para auditar instalações e encontrar oportunidades de melhor eficiência energética, deixando de enviar 320.000 toneladas métricas de CO2e para a atmosfera em 2017.

 

Para termos uma ideia dos avanços energéticos nos produtos da Apple, o MacBook Pro com Touch Bar consome 61% menos energia que o MacBook Pro original com tela Retina, o iMac consome até 96% menos energia no modo inativo do que a primeira geração do computador, o iMac Pro consome 40% menos energia durante o modo inativo (resultado de uma inovação no design da fonte de alimentação) e o HomePod consome apenas 9 watts ao reproduzir músicas (menos que a média de uma lâmpada LED).

 

O Greenpeace não ficou tão feliz assim

 

Um dos pontos destacados pela Apple, conforme falamos acima, foi o novo robô Daisy. Mas nem todo mundo fico feliz com a iniciativa.

 

Não que o robô seja algo ruim para o meio ambiente e, consequentemente, para o mundo. Mas a organização Greenpeace afirmou que a Apple deveria investir os seus esforços em criar produtos que podem receber upgrades/reparos (ou seja, que tenham uma vida mais longa) do que simplesmente focar em reciclagem.

 

Em vez de outro robô de reciclagem, o que é mais necessário para a Apple é uma indicação de que a empresa está adotando uma das maiores oportunidades para reduzir o seu impacto ambiental: projetar produtos reparáveis e atualizáveis. Isso manteria os seus dispositivos em uso por muito mais tempo, atrasando o dia em que precisariam ser desmontados pelo Daisy.

 

Os clientes querem manter os seus dispositivos por mais tempo, como evidenciado por uma espera de 3 a 4 semanas por uma substituição de bateria nas lojas da Apple no início deste ano, quando ela foi obrigada a reduzir drasticamente o custo de reposição. (Gary Cook, analista sênior do Greenpeace).

 

Não foi à toa a Apple recebeu notas ruins na campanha do Greenpeace que avaliou a reparabilidade dos produtos da Maçã — ainda que, curiosamente, o iPhone tenha sido o aparelho da Apple com o melhor desempenho.

 

É claro que o Greenpeace não é louco de dizer que a iniciativa da Apple como um todo é ruim. Até porque, basta compará-la com as de outras empresas.

 

A Samsung, por exemplo, tem hoje apenas — acredite — 1% da sua operação sendo alimentada por energia renovável, conforme apontou a organização.

 

Fonte: Ambiente Energia