Estes são os principais setores de empregos na indústria de energia renovável

Com empresas e nações tentando reduzir sua dependência de combustíveis fósseis e mitigar seu impacto no meio ambiente, muitos estão se voltando para fontes renováveis ​​de energia.

 

Onze milhões de pessoas trabalharam em energia renovável em 2018, de acordo com uma análise recente da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA). Isso representa um aumento de 700.000 em relação a 2017, quando 10,3 milhões de pessoas trabalhavam no setor.

Aqui, a “Sustainable Energy” analisa as cinco principais tecnologias que empregam esses trabalhadores de energia limpa, de acordo com a Revisão Anual da Renewable Energy and Jobs da IRENA.

 
 

Aquecimento solar – 801.400

A Ásia representa uma grande fatia dos empregos de aquecimento e resfriamento solar do mundo, com 711.000 pessoas empregadas no setor no ano passado, de acordo com a IRENA.

A organização também estimou que havia 12.100 trabalhadores de aquecimento e resfriamento solar nos EUA.

Segundo a Associação das Indústrias de Energia Solar (SEIA), os sistemas de aquecimento e resfriamento solar reúnem a energia térmica da Sun e a utilizam para “fornecer água quente, aquecimento de ambientes, resfriamento e aquecimento de piscinas para aplicações residenciais, comerciais e industriais”.

Energia Eólica – 1,16 milhão

Mais de 1,1 milhão de pessoas trabalharam em energia eólica em 2018. A IRENA disse que 44% dos empregos em energia eólica foram encontrados na China, com a Alemanha e os EUA sendo os três primeiros.

A IRENA disse que o setor offshore “poderia ser uma opção especialmente atraente para alavancar a capacidade doméstica e explorar as sinergias com a indústria de petróleo e gás”.

Hidroelétrica – 2,05 milhões

Empregando mais de 2 milhões de pessoas em 2018, a hidrelétrica ocupa o terceiro lugar na lista.

A Agência Internacional de Energia descreve a energia hidrelétrica como a maior fonte de eletricidade renovável do planeta, com mais de 1.200 gigawatts de capacidade instalada.

De acordo com o relatório da IRENA, mais de 70% dos empregos de energia hidrelétrica estavam no setor de operações e manutenção, enquanto a construção e a instalação contribuíram com 23% de sua força de trabalho.

Biocombustíveis líquidos – 2,06 milhões

O relatório da IRENA descobriu que, em todo o mundo, os empregos com biocombustíveis líquidos aumentaram em cerca de 6% em 2018. O Brasil era o maior empregador nessa área, com 832.000 empregos.

Exemplos de biocombustíveis líquidos incluem etanol e biodiesel. O Departamento de Energia dos EUA diz que o etanol pode ser produzido a partir de uma variedade de materiais vegetais, enquanto o biodiesel pode ser derivado de fontes como óleo vegetal e gorduras animais.

Solar fotovoltaica – 3,61 milhões

Por: Site Click Petróleo

Fonte: Click Petróleo

Link Para Notícia: https://clickpetroleo.com.br/estes-sao-os-principais-setores-de-empregos-na-industria-de-energia-renovavel/