GE apresenta Haliade X a turbina eólica mais potente do mundo

A GE Renewable Energy deu a conhecer os primeiros componentes do seu aerogerador eólico offshore Haliade X de 12 MW, que está a ser produzido em Saint Nazaire, França. Além das pás, com 107 metros de comprimentos já apresentadas, este foi mais um passo com vista ao lançamento da Haliade X 12 MW para 2021.

A empresa deu a conhecer o primeiro barco que irá transportar o aerogerador desde Saint Nazaire até Roterdão na Holanda nas próximas semanas, onde aí serão montados os componentes do protótipo Haliade X  12 MW, e aí entrará na fase de testes.

Fase de testes Haliade X 12MW

Nesta fase de testes, a GE Renewable Energy irá recolher dados necessário para receber o seu tipo de certificação, etapa chave para começar a comercializar o produto em 2021.

Enquanto isso, em Saint Nazaire, vai-se montando um segundo Haliade X 12 MW, sendo esta enviada para o centro de testes ORE Catapult em Blyth, Reino Unido. Este segundo aerogerador será instalado num barco com condições operacionais reais, reduzindo assim o tempo necessário para confirmar os níveis de rendimento e fiabilidade.

Esta apresentação deu início à nova fase do compromisso da GE Renewable Energy em reestruturar o seu segmento de aerogeradores offshore. Um projeto que reflete a capacidade de investir e inovar da empresa, apoiando os seus clientes num mercado muito competitivo e em grande crescimento.

Com a Haliade X 12 MW, estão a preparar o futuro da indústria eólica offshore de Saint Nazaire, que é um local de referência para projetos internacionais eólicos offshore.

Nacelle - Turbina eólica Haliade X

Turbina eólica offshore Haliade X – Nacelle

A fábrica de Saint Nazaire dedica-se apenas à produção de aerogeradores eólicos marítimos e gondolas de transporte, tendo já montado mais de 80 aerogeradores Haliade de 150 – 6 MW desde o início em dezembro de 2014. Entre os projetos mais importantes inclui-se o desenvolvimento dos aerogeradores.

 

Caraterísticas Haliade X 12MW

Haliade X 12 MW será o grande líder no mercado, com pás de 107 metros de comprimento, o que permitirá gerar mais energia.

Turbina eólica offshore - Haliade X

Comparação de alturas &